๐๐ ๐๐๐ซç๐จ ๐ ๐จ๐ฎ๐ญ๐ฎ๐๐ซ๐จ ๐ฏã๐จ ๐ซ๐๐๐ฅ๐ข๐ณ๐๐ซ-๐ฌ๐ ๐๐ฌ ๐ฉ๐ซ๐ข๐ฆ๐๐ข๐ซ๐๐ฌ ๐๐จ๐ซ๐ง๐๐๐๐ฌ ๐๐ ๐๐ç๐ ๐๐ฆ ๐é๐ซ๐ญ๐จ๐ฅ๐. ๐๐ฎ๐๐ข๐ฌ ๐จ๐ฌ ๐ฉ๐ซ๐ข๐ง๐๐ข๐ฉ๐๐ข๐ฌ ๐จ๐๐ฃ๐๐ญ๐ข๐ฏ๐จ๐ฌ ๐ช๐ฎ๐ ๐๐ฌ๐ญ๐ ๐ข๐ง๐ข๐๐ข๐๐ญ๐ข๐ฏ๐ ๐ฉ๐ซ๐๐ญ๐๐ง๐๐ ๐๐ฎ๐ฆ๐ฉ๐ซ๐ข๐ซ?
A dinamização da cinegética, a defesa da identidade do território, o reforço da marca Mértola como Capital Nacional da Caça e a criação de uma relação de proximidade entre o setor e a autarquia. Pretendemos transmitir um sinal claro ao setor, a nível local e nacional, de que pode contar sempre connosco na articulação de medidas que reforcem a atividade, tão atacada nos últimos anos. É também esse um dos objetivos das jornadas - comunicar aos menos informados, e com pouca proximidade com o mundo rural, que esta atividade vai muito além do ato de abater uma peça de caça. Não menos importante, pretendemos proporcionar o convívio e encontro de caçadores/gestores cinegéticos, com a finalidade de partilha dos problemas atuais, na perspetiva de se encontrarem soluções conjuntas.
๐๐ฎ๐๐ฅ ๐ ๐ข๐ฆ๐ฉ๐จ๐ซ๐ญâ๐ง๐๐ข๐ ๐๐๐จ๐งó๐ฆ๐ข๐๐/๐ฌ๐จ๐๐ข๐๐ฅ ๐ช๐ฎ๐ ๐ ๐๐ญ๐ข๐ฏ๐ข๐๐๐๐ ๐๐ข๐ง๐๐ é๐ญ๐ข๐๐ ๐ญ๐๐ฆ ๐ฉ๐๐ซ๐ ๐จ๐ฌ ๐ญ๐๐ซ๐ซ๐ข๐ญó๐ซ๐ข๐จ๐ฌ ๐ซ๐ฎ๐ซ๐๐ข๐ฌ ๐๐จ ๐๐๐ข๐ฑ๐จ ๐๐ฅ๐๐ง๐ญ๐๐ฃ๐จ?
É fácil identificar esse impacto na restauração, hotelaria, nos pequenos comércios tradicionais, que não têm praticamente época baixa, pois Mértola é compensada, de setembro a fevereiro, com a visita de milhares de caçadores. As pessoas envolvidas conseguem compensar o orçamento familiar com a prestação de serviços ao setor (guias, secretários, batedores, cozinheiros, etc.). Uma referência também ao emprego direto proporcionado pelas grandes zonas de caça do concelho que têm trabalhadores efetivos. Existe, depois, a componente sociológica, contribuindo a caça, de forma decisiva, para manter e reforçar a identidade de um território.
๐๐จ๐ง๐ฌ๐ข๐๐๐ซ๐ ๐ช๐ฎ๐ ๐ ๐๐ç๐ ๐ฉ๐จ๐๐๐ซá ๐๐ฌ๐ญ๐๐ซ ๐๐ฆ ๐ซ๐ข๐ฌ๐๐จ, ๐ฌ๐๐ฃ๐ ๐ฉ๐๐ฅ๐ ๐ฉ๐ซ๐๐ฌ๐ฌã๐จ ๐๐ฑ๐๐ซ๐๐ข๐๐ ๐ฉ๐๐ฅ๐จ๐ฌ ๐ฌ๐๐ฎ๐ฌ ๐๐๐ญ๐ซ๐๐ญ๐จ๐ซ๐๐ฌ ๐จ๐ฎ ๐ฉ๐๐ฅ๐ ๐ฉ๐๐ซ๐๐ ๐๐๐ฆ๐จ๐ ๐ซá๐๐ข๐๐ ๐๐จ ๐ข๐ง๐ญ๐๐ซ๐ข๐จ๐ซ?
A caça nunca estará em risco pelo simples facto de um conjunto de pessoas mal informadas quererem impor os seus gostos pessoais e formas de viver aos outros. uma sociedade democrática não pode funcionar assim. A caça é uma atividade ancestral, essencial para a preservação da biodiversidade - a reintrodução do lince só teve sucesso no território com maior atividade cinegética do país, o que comprova a sua importância na conservação de outras espécies. Relativamente à perda demográfica, sendo uma realidade que se faz sentir mais no interior, é também um facto que essa tendência já se sentiu mais - verificamos cada vez mais pessoas a procurarem zonas rurais para trabalharem remotamente. A perda demográfica é para o setor da caça, especificamente, menos preocupante, porque as pessoas são resilientes, apaixonadas pela atividade e pelo mundo rural. Enquanto houver pessoas neste território vão existir caçadores. Não creio que a atividade, tão enraizada na forma de viver, possa desaparecer. Mas o setor tem capacidade, tal como em outros momentos, de se adaptar aos tempos atuais e, sobretudo, de se unir, em prol da caça e do mundo rural.