SEGUNDA FEIRA, 18 de outubro

Em Mértola existe a Escola Profissional Profissional de Alsud, onde várias competências pedagógicas são ensinadas e desenvolvidas para diferentes gerações e necessidades.

A escola empenha-se em oferecer educação profissionalizante e formação técnica especializada para jovens e adultos. A escola está empenhada no percurso de desenvolvimento do aluno e na utilização de tesouros / bens da região local de Mértola, como a Vila Museu, Capital Nacional da Caça e sede do Parque Natural do Vale do Guadiana.

Como resultado da sua localização rica em caça, a escola é composta por uma grande Escola de Caça, Pesca e Natureza que oferece cursos de Gestão Cinegética para jovens, bem como cursos sobre a gestão do Meio Ambiente e Biodiversidade por Mulheres, Silvicultura, Falcoaria, Treinamento de cães, oportunidades Erasmus + entre muitos outros. 

Cursos profissionais como estes são essenciais para o ensino de importantes lições ambientais para a geração mais jovem e para a geração de empregos em outras áreas onde faltam técnicos qualificados local, regional ou nacionalmente.

 

Caça e educação: um vínculo histórico descoberto na Alsud

A caça e a identidade cultural são o foco principal da escola. Alsud sabe que em muitos concelhos portugueses a caça é uma das principais linhas de trabalho, comunidade e tradição. A caça é uma área em que a escola tem vindo a apostar desde 2011 e em estreita colaboração com a associação nacional de caça portuguesa FENCAÇA. Ao longo dos vários ciclos de formação, consolidou uma rede de parcerias, viveu um conjunto de experiências e adquiriu um conhecimento / consciência único que agora lhe permite lançar estes novos cursos de gestão cinegética. Esses cursos procuram melhorar a vida de moradores, estudantes e partes interessadas. Crucialmente, a escola permitirá que os alunos respondam aos grandes desafios modernos que se avizinham para a caça: redução das populações de espécies autóctenes, diminuição do número de caçadores, legislação e regras complexas, animosidade por parte da sociedade urbana, etc.

 

O curso de Gestão Cinegética para jovens

O curso foi criado com base na crença de que a sustentabilidade económica e social só será possível se for apoiada por uma base ambiental sólida. Neste contexto, este projeto educacional representa uma oportunidade única e promissora para a próxima geração. Para além disso, a Escola Profissional Alsud, com o seu (único em Portugal) Curso de Gestão de Caça, desenvolveu também o “Centro Experimental de Gestão de Espécies Selvagens e Biodiversidade” (CEGRCB).

Este centro pretende estruturar e operacionalizar um conjunto de ideias e convicções de elementos de uma equipa de trabalho em permanente inquietação, na procura de soluções que melhor sirvam a comunidade em que está inserida. Pretende-se ser uma peça de um “puzzle” maior que se está a construir em Mértola em torno das questões da Natureza e da Biodiversidade que se devem harmonizar com as actividades humanas: Caça Sustentável, Agricultura e Turismo que consequentemente geram riqueza humana e económica. Para além disso, o centro do CEGRCB para fins experimentais, passou a utilizar os terrenos vizinhos do “Perímetro Florestal de Coutos de Mértola”. Um local que permite colocar em prática as aprendizagens adquiridas em sala de aula.

 

Um curso de gestão verdadeiramente prático

Este local de aprendizagem com uma área de 114,65 hectares tem um valor inestimável, visto que se encontra a apenas 300 metros da escola e estará no âmbito da Estação Biológica de Mértola. A herdade, pelo seu tamanho e localização, é ideal para este fim: alunos e formadores poderão sair diariamente e gerir o território, realizando experiências, sem necessidade de deslocação ou transporte, e a sua gestão, vigilância e manutenção será facilitado e assegurado.

Este território experimental irá garantir que as aulas serão práticas, introduzindo novas medidas e práticas no terreno, nomeadamente no que diz respeito à gestão do habitat, implementando assim uma caça selvagem, sustentável e gestão dos recursos numa perspectiva de futuro.

 

Conservação e Educação em ação

O terreno destina-se aos seguintes fins:

Introdução, experimentação e acompanhamento das melhores práticas de gestão da caça e recursos com vista à recuperação da população local de perdizes vermelhas Alectoris rufa, coelhos selvagens Oryctolagus cuniculus algirus, bem como outras espécies de fauna. O território também será utilizado como área experimental de floresta e campos agrícolas demonstrativos, que poderão ser compartilhados com outras instituições e utilizados para outras experiências com práticas inovadoras, sustentáveis e compatíveis.

perdiz

Por que é que isto importa

Os caçadores são os conservacionistas mais ativos de espécies na Europa com base em seu interesse na conservação e uso sustentável de todas as espécies. Em vários países, uma pessoa não pode simplesmente se tornar um caçador, pode exigir estudos, exames físicos, exames escritos e, acima de tudo, um amor / (grande interesse) pela natureza. Projetos educacionais como a escola profissional Alsud destacam a educação e o amor por aprender sobre a natureza que está entrelaçada na caça.

Curso de Gestão Cinegética na Escola Professional Alsud, Mértola (Portugal)
João Grosso - “Centro Experimental de Gestão de Animais Selvagens e Biodiversidade”