QUINTA FEIRA, 18 de julho

A Fundação Artemisan fez um apelo ao setor de caça em Espanha para se envolver na gestão e recuperação da rola europeia. Através de um vídeo, a entidade oferece algumas chaves para cuidar dos habitats das espécies e, assim, favorecer a sua reprodução, uma tarefa que muitos preservam, mas "agora é ainda mais necessário do que nunca", dizem eles.

Investigadores e técnicos explicam que, embora a rola seja uma espécie migratória, ela "retorna ao lugar onde nasceu", podendo ser gerida como se fosse sedentária. Por essa razão, a Fundação Artemisan insiste na importância de aumentar a presença de alimentos em áreas de reprodução, e não apenas nas áreas de passagem, assim como de escolher zonas de "crença" para a alimentação. Além disso, eles aconselham a preparar a terra antes de começar a alimentar, fornecer água nas reservas onde há escassez desse recurso e impedir que os animais e as espécies de caça maior comam os grãos.

No vídeo em baixo partilhado, também é feita referência aos alimentos mais comumente usados, como trigo, girassol, ervilhaca e colza, bem como as áreas mais propícias à alimentação, como pousios ou restolhos.

A Fundação Artemisan disponibilizou aos caçadores e gerentes de zonas de caça um documento on-line com o objetivo de realizar uma contagem nacional de rolas. O questionário inclui perguntas sobre a gestão, o número de rolas vistas nas áreas de alimentação e, quando apropriado, a caçada realizada. Os dados coletados serão tratados de forma confidencial e servirão para saber qual é a situação atual da espécie. 

O formulário pode ser descarregado em www.fundacionartemisan.com ou solicitado através do endereço de e-mail research@fundacionartemisan.com.

Este vídeo faz parte da campanha de comunicação PIRTE (Plano de Recuperação Integral para Rola-comum), um projeto que conta com o apoio da Junta de Extremadura, graças ao trabalho da Federação Extremadura de caça, e que também envolveu Universidade da Extremadura.

Aqui está o vídeo completo:

Fonte: Revista Jara y Sedal